Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

DIÁRIO DE UM JUIZ (Carlos Zamith Junior)


A revista Amazon Juris é uma publicação bimestral, editada aqui no Estado e, creio, com circulação também restrita ao Amazonas.

O papel é de boa qualidade. mas o diagramador insiste em publicar os textos em fundos coloridos, o que dificulta em muito a leitura.

No último número disponível em banca, a capa trazia a figura do promotor de justiça Cândido Honório, titular da promotoria especializada no controle da atividade policial externa.

São três páginas com o entrevistado, reconhecido nos meios jurídicos pela posição firme que tem contra atos arbitrários atribuídos a policiais, sejam civis ou militares.

Na entrevista, Cândido Honório assume posição contrária a realização de “blitz” no trânsito por policiais militares. Diz desconhecer qualquer fundamento legal que respalde a aprensão de qualquer documento nessas operações. Adianta que tendo em vista a ilegalidade da abordagem, o que é há é uma sucessão de crimes, uma vez que não se pode legalizar o qu iniciou errado.

“Depois da abordagem criminosa, dependendo do número de policiais envolvidos, pode-se falar em formação de quadrilha, concussão, extorsão, usurpação de função pública, posto que os policiais não são agentes de trânsito”, afirma Cândido Honorário.

Admiro a postura do promotor Cândido Honorário, embora ressalvando sua visão a respeito de um ou outro tema.. Mas de deve reconhecer que é um lutador e sua posição as vezes radical o deixa isolado até na sua Instituição, o que me faz lembrar da personagem de Miguel de Cervantes, o Dom Quixote de La Mancha, esse mesmo que enfrentava os moinhos de vento.

(http://www.diariodeumjuiz.com) Visite o site!

Nenhum comentário: